quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

No ataque, Nadal joga bem, derrota Youzhny e está nas semis em Doha

Rafael Nadal jogou mais perto da linha de base do que de costume esta quinta (Foto: Reuters)


Desde o primeiro ponto, a postura era clara: atacar sempre. Rafael Nadal colou na linha de base, raramente recuou e executou golpes agressivos o tempo inteiro. O resultado foram 31 bolas vencedoras e uma imponente vitória diante de um perigoso Mikhail Youzhny (número 35 do mundo). Por 6/4 e 6/4, o atual vice-líder do ranking avançou às semifinais do ATP 250 de Doha, no Qatar.

Nadal jogará agora contra o francês Gael Monfils (16). Roger Federer (3), tricampeão do torneio, e Jo-Wilfried Tsonga (6) já estão classificados e farão a outra semifinal.

- Acho que joguei muito bem. Só no fim da partida eu fiquei um pouco nervoso. No resto, fui muito bem. Estou me sentindo melhor a cada dia. Estou me movimentando bem e subindo à rede. É o que preciso continuar fazendo para jogar contra os tops - avaliou o espanhol.

No jogo desta quinta-feira, Youzhny esteve sob pressão já no comecinho. O russo ex-top 10 precisou salvar break points no primeiro e no terceiro games para manter o placar empatado. No quinto, porém, uma bola na rede de Youzhny deu a Nadal uma quebra. O russo errava menos, mas o espanhol ganhava a maioria de seus pontos com bolas vencedoras e continuou mantendo seu saque. Por 6/4, com 94% dos pontos vencidos com o primeiro saque e sem ceder uma chance de quebra sequer, o número 2 do mundo levou o primeiro set.

A segunda parcial consolidou a superioridade de Nadal, que conseguiu uma quebra já no terceiro game e abriu 2/1. Youzhny finalmente obteve um break point no quarto game, mas Nadal se salvou e ganhou moral, enquanto o russo sentiu a chance não convertida. O espanhol conseguiu outra quebra para fazer 4/1.

O número 2 parecia rumar para uma vitória tranquila, mas Youzhny ensaiou uma reação. Agredindo mais, o russo devolveu uma das quebras no sexto game e colocou pressão em Nadal, que teve de sacar em 5/4 para fechar o jogo. Youzhny conseguiu quatro break points, mas Nadal se salvou de todos até fechar o jogo com uma bela subida à rede e um voleio vencedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário