quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Em clima de festa, Guga perde para Del Potro, mas faz a alegria da torcida

Bem-humorados, tenistas fazem exibição para o público em Punta del Este


De um lado, o número 1 do mundo; do outro, o número 11 – mas separados por uma década. Tricampeão de Roland Garros há dez anos, Gustavo Kuerten esteve em quadra na noite de segunda-feira para mais uma partida de exibição. Do outro lado da rede, o argentino Juan Martín del Potro, em plena atividade e lutando para voltar ao top 10. O palco da festa foi o piso rápido do Cantegril Coutry Club, em Punta del Este, no Uruguai. E Guga não fez feio. Em clima de festa e com direito a interrupções para brincar com as crianças, o brasileiro de 35 anos não conseguiu a vitória sobre o rival 12 anos mais novo, mas emplacou um bom segundo set. Saiu derrotado por 2 a 0 (6/2 e 7/5) e com o sorriso de sempre.

Gustavo Kuerten e Del Potro se abraçam no vestiário antes da partida (Foto: Reprodução / Twitter)

O jogo foi válido pela Summer Cup, tradicional torneio que reúne tenistas em atividade e convidados. Campeão do US Open em 2009, Del Potro só tinha enfrentado Guga uma vez, em 2007, quando venceu o brasileiro no ATP de Indian Wells por 2 a 0. Agora, com direito a pancadas na bola sem dó, conquista sua segunda vitória no confronto direto, desta vez contra um Guga aposentado e bem-humorado, brincando com a torcida o tempo todo.

A um mês de virar papai, Kuerten foi muito aplaudido na apresentação. O próprio Del Potro deu uma de fã antes da partida, quando publicou no Twitter uma foto com o ídolo no vestiário.

Quando a disputa começou, Guga cedeu o primeiro ponto com uma bola na rede. Mas precisou de pouco tempo para mostrar seu talento e fechar o game inicial. Os dois tenistas defenderam seus saques nos quatro primeiros games, e aí pesou a disposição do argentino. Com um tênis mais consistente, Del Potro conseguiu duas quebras, abriu 5/2 e confirmou na sequência para fechar o set com facilidade em 6/2.

Enganou-se quem achou que era a senha para um segundo set dominado pelo argentino. Guga confirmou seu serviço no primeiro game, com direito a ace para fazer 1/0. Como se não bastasse, arrancou uma quebra no quarto game e abriu 4/1 para cima de Del Potro. A torcida se animou, e os dois tenistas deram uma pausa para distribuir “lembrancinhas”. Kuerten jogou para as arquibancadas a camisa do argentino, que retribuiu fazendo o mesmo com a blusa azul do brasileiro.

De roupas novas, eles voltaram à ação, e Del Potro resolveu apertar o ritmo. Conseguiu manter Guga no fundo da quadra, cortou para 4/2 e quebrou o serviço do rival na sequência, diminuindo para 4/3. Nova pausa, desta vez para dois meninos se juntarem aos craques improvisando um jogo de duplas. O clima era esse, de compromisso maior com a diversão do que com o placar. Falando nele, o argentino virou para 5/4, mas Guga, que não joga partidas de exibição toda hora, estava disposto a aproveitar bem a desta segunda-feira. Por isso foi buscar forças para mais uma quebra e empatou o set em 5/5.

Estava de bom tamanho. A partir dali, Del Potro quebrou o saque de Kuerten para fazer 6/5 e, sacando, não teve dificuldades para fechar o set em 7/5. Àquela altura, pouco importava o vencedor. Sorridentes, os tenistas se cumprimentaram no centro da quadra, e a torcida foi embora satisfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário