sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Bolas regulares são eliminadas nos torneios até 10 anos


ITF anunciou a regra para competições Tennis 10s para todo o mundo
A ITF anunciou a exclusão das bolas de Tênis regulares (amarelas) para as competições de até 10 anos, Tennis 10s, em medida que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2012 válida para todo o mundo. 
Essa nova regra de Tênis em competições Tennis 10s (competição até 10 anos) estabelece que não é mais permitido jogar com bolas de tênis amarelas regulares, sendo o uso obrigatório de bolas mais lentas 'vermelha', 'laranja' ou 'verde' e em quadras de tamanho apropriados.

A nova regra foi aprovada pela ITF em 2010 no ITF AGM, em Washington. Esta foi apenas a quinta vez que as Regras de Tênis ITF foram alteradas na história do esporte (na seqüência: da regra foot fault, a introdução do tiebreak, a introdução de pausas ao final de cada set e novos métodos de pontuação opcional).

A mudança de regra é uma parte fundamental do programa Tennis10s da ITF, que promove o uso de bolas mais lentas, raquetes menores e mais leves, e quadras menores para tornar mais fácil para as crianças jogarem o esporte.

Tennis 10s é parte do programa Play&Stay desenvolvido pela ITF em 2007 com o propósito de aumentar a participação e o interesse das pessoas pelo esporte no mundo. O programa Play&Stay tem o objetivo principal de promover o Tênis como um esporte fácil, divertido e saudável. Fundamental para a campanha é o uso de bolas mais lentas por treinadores que trabalham com jogadores iniciantes, garantindo que sua primeira experiência no tênis seja positiva e agradável e que eles sejam capazes de sacar, trocar bolas e marcar pontos desde a sua primeira aula (Serve, Rally and Score). 

Os três tipos de bolas mais lentas serao utilizadas em diferentes estágios de desenvolvimento de um jogador. As ‘bola vermelha’, feita de espuma ou feltro, é 75% mais lenta do que uma bola normal amarela, e destinada a crianças de 5 a 8 anos em uma quadra de tamanho 12 x 6m. A bola "laranja" é de 50 % mais lentas e destinadas a jogadores de 8 a 9 anos de idade em uma quadra de tamanho 18 x 6,5 m. A bola 'verde' é 25% mais lenta e é sugerida a jogadores mais avançados, de 9 a 10 anos de idade ou adultos iniciantes em uma quadra de tamanho normal.

O programa Tennis10s já tem um forte apoio em mais de 210 países associados a ITF, alguns dos quais criaram promoções e eventos envolvendo jogadores TOP e outras personalidades famosas para ajudar a comunicar e implementar a alteração da nova regra nacionalmente.

Dave Miley, ITF Diretor Executivo de Desenvolvimento, disse: "Os países que já se adaptaram a essa nova regra, não só perceberam um aumento significativo na participação, mas também estão vendo um grande aumento nas vendas de raquetes para crianças e bolas mais lentas. Houve também uma grande melhoria na qualidade técnica e tática dos jogadores até 10 anos que vem através de programas de alto rendimento junior. Como a mudança de regra entrará em vigor em todos os países membros da ITF, esperamos ver um crescimento elevado do número crianças até 10 anos jogando em todo o mundo.”

Presidente da ITF, Francesco Ricci Bitti disse: “A mudança de regra é um grande passo para o tênis. O Tennis10s tem o objetivo de melhorar a forma como apresentamos o Tênis para crianças e segue mudanças semelhantes feitas em outros esportes. É ótimo já ver grandes resultados em termos de um aumento na participação.”

Fonte: Site da CBT

Nenhum comentário:

Postar um comentário