sexta-feira, 23 de julho de 2010

Iluminação da quadra

Fala gurizada!

Não sei de vocês, mas estou sentindo falta da iluminação da nossa quadra. No inverno com menos tempo de jogo e muito tempo de chuva nos finais de semana acaba que ficamos bastante tempo sem bater uma bolinha, sem falar que quando o tempo está bom muitas vezes sobram tenistas (isso é bom) e faltam quadras (isso é ruim)!
Mesmo morando meio longe, eu era um que iria bater uma bola em algum dia da semana à noite.

Pois bem, pensando nesses entraves e proseando com o André surgi com a idéia de ligar pro nosso presida Ricardo pra saber em que pé anda a situação, pois eis o que falamos:

Perguntei a ele sobre a iluminação, e ele disse que a previsão é até o fim de ano aprontar.
Falamos em valores pra execução e por baixo ele disse +-R$ 2500,00, tendo em vista que tem os refletores na AABB já. A AABB no momento não disponibiliza de recursos próprios para o investimento, ou seja, a curto prazo é mais difícil, somente com uma mobilização, onde se levantarmos recurso vai direto pra quadra.
Outra coisa importante falada por ele foi a sugestão de criarmos um departamento do tênis dentro da AABB, assim como no futebol de mesa, para centralizar nesses casos.

Lembro de que logo quando foi pintado os patrocínios na quadra algumas pessoas manisfestaram interesse de fazer o mesmo, mas que com o passar do tempo foi se esquecendo...

partindo disso e sabendo que vários tenistas são ligados ou proprietários de empresas o que proponho pra discussão aqui no blog é o seguinte, poderíamos nós mesmos levantar esse recurso através do patrocínio da quadra, seja na pintura da quadra ou na tela em volta, o Ricardo me falou que tinha em mente em torno de R$200,00 a R$250,00 reais por espaço (espaço menor do que os que estão pintados lá) mais a mão de obra por conta do patrocinador, mas que estávamos livres pra discutir valores, tamanhos e lugares da divulgação.

Se conseguíssemos um bom número de empresas entre nós já teríamos todo, ou quase todo o valor, inclusive quem sabe barateando na mão de obra, não sei...lancem suas idéias...

7 comentários:

  1. Bueno,

    já que ninguém se manisfestou ainda, vou abrir os comentátios.

    Muito boa tua postagem Timas. Acho válido os comentários aqui pelo blog, mas sempro acho q uma conversa em reunião é mais produtiva. A idéia é boa. Uma sugestão que deixo para ser analizar é a possibilidade de fazermos um almoço ou janta, ou ainda um jantar dançante com a finalidade de irmos fazendo um caixa (pelo menos sempre da bons resultados quando fizemos no CTG para juntarmos fundos para uma ou outra invernada artistica). Não sou a favor de ação entre amigos e/ou rifa.

    abraço.

    ResponderExcluir
  2. Concordo a respeito da reunião emerson, num primeiro momento os comentários aqui são bons pra sentir a galera.

    Inclusive no torneio é uma boa oportunidade pra dar uma conversada. Apesar de que não estarei todo tempo no sábado.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Acho ótimo e sou parceiro para ajudar no que for preciso... devemos começar está ação o quanto antes vai valer a pena este esforço para a iluminação em nosa quadra.

    ResponderExcluir
  4. To dentro e acho uma atitude bem viável, pois tenho certeza que o patrocínio é só a gente batalhar, além do mais acho que ninguém se negaria a dar uma contribuição,Do R$ 50,00, vezes vinte que somos ou mais já são 1000,00 praticamente metade do dinheiro gasto na iluminação...

    ResponderExcluir
  5. Permissão pro pessimista falar...

    1. tenho dúvidas se é possível iluminar a quadra com 2500, segue orçamento que fiz DE MATERIAL para quadra pública há muito tempo, NÃO CONSTA MÃO-DE-OBRA:

    ------------
    6 postes madeira tratada com 9m de altura custando R$245/unidade totaliza R$ 1.470

    12 refletores SBE-416 custando R$42/unidade totaliza R$ 504

    12 lâmpadas vapor de mercúrio 400W custando R$69/unidade totaliza R$ 828

    12 reatores para 400W custando R$85/unidade totaliza R$ 1.020

    30 KG cabo alumínio CA4 custando R$25/kg totaliza R$ 750

    24 AS11 custando R$18/unidade totaliza R$ 432

    TOTAL ILUMINAÇÃO: R$ 5.004
    ----------

    2. Eu tenho empresa, jogo tênis e tenho muita vontade de ajudar. Mesmo assim não consigo me agradar da idéia de pagar R$200 por um espaço e depois cerca do mesmo valor na produção da publicidade (pintura). No final das contas, a empresa gastou R$400 mas R$200 que foi para iluminação.

    3. Não gosto de rifas, no fim eu sempre acabo comprando todos os números.

    4. Me convidem para organizar torneios ou até aulas de tênis, mas não para eventos (jantas, almoços, etc).

    5. Minha solução para solução do problema:

    1º orçar o projeto de iluminação da quadra (material e mão-de-obra), para não ficarmos no achismo. algum voluntário para esta tarefa?

    2º descobrir o quanto do orçamento a AABB consegue absorver neste momento (parece que já tem as lâmpadas... e o que mais?)

    3º agrupar os tenistas para dividir o custo dos materiais e mão-de-obra (é como se fosse a contribuição citada pelo Alexandre).

    4º reverter parte do valor contribuído pelo tenista em crédito de horas para uso da quadra iluminada (nestes horários AABB que paga a energia utilizada).

    ===========

    QUANTO VAI CUSTAR ILUMINAR A QUADRA POR 1 HORA?

    Creio que este seja o cálculo:

    12 lâmpadas de 400W consomem 4800W (4,8kWh) em 1h

    O valor do kWh aqui de casa é 0,4330882

    Logo 4,8kWh * 0,4330882 = R$ 2,08

    Fui no site da CEEE e fiz uma simulação, cheguei no valor de R$ 2,10.

    Inicialmente parece pouco né? Só que se iluminarmos 4h/dia, o mês inteiro (30 dias) a conta final dá cerca de R$252 reais :-)

    Então, repercutam o assunto, comentem a respeito...

    ResponderExcluir
  6. Legal que tá repercutindo bem o assunto...

    O Ricardo me disse que tinha as lâmpadas já na AABB, foi erro meu não ter perguntado quantas, mas amanhã de manhã ligo e pergunto pra ele inclusive sobre tipo de lâmpada e tal e coloco aqui.

    Posso orçar o material andré, deixa comigo, amanha mesmo eu coloco aqui. Só fica difícil pra mim a questão da mão-de-obra, talvez alguém de canguçu seria mais viável, pois não conheço muito os empreiteiros e eletricistas daí, que façam um precinho mais camarada com um trabalho confiável, até pra que se avalie os postes que estão lá e onde colocá-los no lado da arquibancada.

    Sobre a questão de como conseguir os recursos, sugeri o patrocínio imaginando que se fosse por doação seria mais difícil, pelo menos a empresa teria recebido algo em troca, mas se a mão de obra sai esse valor creio que inviabiliza mesmo.

    Sobre o custo da iluminação, é justo e correto, acho até que poderia ser colocado um valor redondo tipo R$4,00 e o que sobrar dos R$2,10 fica pra manutenção da quadra (bolinhas, pinturas, telas, torneios, material pra aula...etc).

    Bom, fico responsável pelo orçamento atual dos materiais e a mão-de-obra alguém puxa??

    É isso gurizada, vamos comentar...

    ResponderExcluir
  7. Me lembrei desse post do andré ano passado e lendo ele dá pra ver que já conseguimos muitas coisas, serve pra dar uma animada... http://teniscangucu.blogspot.com/2009/12/quadra-aabb.html

    Abraços
    Fiquem com Deus

    ResponderExcluir