segunda-feira, 28 de junho de 2010

Dicas sobre situações de jogo e aspectos mentais

Recebi o texto abaixo da Sabrina Giusto (minha instrutora no curso), resultado de um "bate-papo que ela fez com uma galeria que compete a nível estadual". Confiram:

Aula teórica do dia 18/06/2010

O QUE FAZER PARA FICAR MENOS NERVOSO ANTES DO JOGO:

Tentar suar (correr, pular, paredão, bater com alguém /acelerar um pouco os batimentos cardíacos (pular corda, alternar trote com piques)/ buscar informações sobre o adversário / buscar água e ir ao banheiro/ alongar/ experimentar uma rotina de ficar sozinho lendo ou escutando música ou junto com amigos, técnico ou familiares.

O QUE FAZER QUANDO JOGO ESTÁ FÁCIL CONTRA ADVERSÁRIO MAIS FRACO:

Não menosprezar adversário dando pontos de graça ou faltando com respeito à ele/ pode-se arriscar bolas mais complicadas/ tentar fazer coisas fora do seu padrão de jogo/ não amolecer.

O QUE FAZER QUANDO JOGO ESTÁ FÁCIL, MAS ADVERSÁRIO É FORTE.

Vibrar sempre para si mesmo, mantendo a motivação constante/ muita atenção, pois jogo poderá mudar a qualquer minuto/ não mudar de jogo, seguir fazendo o que está dando certo/ não dar pontos de graça/ lembre que o adversário joga bem e caso o jogo mude, vc terá de seguir lutando muito.

QUANDO O JOGO ESTÁ DIFÍCIL:

Não inventar, fazer o básico sem perder as chances de atacar o adversário/ devoluções de 1° saque na cruzada e atacar o 2° quando possível/ muita atenção nos pontos importantes (30x30, 40x40, 30x15, 15x30)/ usar sempre que possível o 1° saque e sacar a 80% para diminuir erros/ usar bem os 25 segundos entre um ponto e outro/ usar bem os 60 segundos das viradas de game/ no final de cada set, se preparar para o 1° game do próximo set pois este game diz muito de como o jogo seguirá/ prestar atenção no tipo de jogo ou bola que incomoda o adversário e usá-la/ vibrar, se puxar para cima o tempo todo.

QUANDO SE ESTÁ PERDENDO:

Nas viradas de 1 minuto, se perguntar: “Por que estou perdendo? O que estou errando e por quê? Minha bola ta curta? O adversário ta jogando bem ou sou eu quem está facilitando? O que posso fazer melhor? Estou sendo burrinho ou idiotinha?/
Usar bem o tempo entre os pontos/ fazer o jogo ficar mais lento (usar toalha)/ jogar pontos mais compridos/ não desistir pois o jogo sempre pode mudar, as vezes uma bola muda um jogo todo./ não deixar o adversário perceber que se está abalado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário