terça-feira, 27 de abril de 2010

Tradução Deveres e Procedimentos da Arbitragem, parte 1

I. Deveres e Procedimentos da Arbitragem 2010

A. APLICABILIDADE

Este artigo é aplicável para todos eventos sancionados ou reconhecidos pela ITF. Tal aplicabilidade não deverá afetar o direito de eventos sancionados ou reconhecidos pela ITF de promulgarem e aplicarem suas próprias regulamentações especiais na medidade em são consistentes com os princípios e provisões deste Artigo 1.

B. SUPERVISOR/ÁRBITRO

Há deveres e responsabilidades descritas para um Supervisor. Em alguns casos esta posição é realizada por apenas uma pessoa. Em outros casos um Árbitro local com suporte do Chefe dos Juizes trata do planejamento pré-torneio e assume todos direitos e responsabilidades por isso, até a chegada do Supervisor que cuidará de todas atividades no local, com assistência do Árbitro. Na Copa Davis, Fed Cup e outros eventos por equipes o Árbitro também é o Supervisor.

O Supervisor/Árbitro deverá:

1. Agir como autoridade final no local para interpretação e aplicação das regras e regulamento do torneio, código de conduta e regras do Tênis como todas as questões decorrentes que exigirem resolução imediata no local do torneio.

2. Conforme a necessidade, conduzir antes do torneio sessões de treinamento e reuniões para que todos envolvidos se familiarizem com as regras e procedimentos.

3. Nomear um Chefe dos Juizes e assegurar que as suas funções e responsabilidades são realizadas adequadamente.

4. Aprovar a escolha de todos Juizes de Cadeira e de todos Juizes de Linha para os jogos.

5. Remover um Juiz de Cadeira e/ou eliminar, rodar ou substituir qualquer Juiz de Linha ou Juiz de Rede quando julgar a modificação necessária para melhorar a arbitragem de uma partida.

6. Avaliar o desempenho de todos Juizes de Cadeira.

7. Assegurar que cada quadra, rede, postes e postes-de-simples estão dentro das especificações das Regras do Tênis e que cada quadra está equipada conforme:

a) Cadeira para o Juiz de Cadeira

* É recomendado que a cadeira para o Juiz de Cadeira seja da altura mínima de 1,82m e na altura máxima de 2,44m;

* A cadeira para o Juiz de Cadeira deverá estar posicionada de forma centralizada com relação ao poste da rede, com distância aproximada de 0,90m;

* Se um microfone for utilizado, deverá possuir "botão liga-desliga" facilmente ajustável a mão. Não deverá haver microfones para captação pública na cadeira do Juiz de Cadeira ou na sua vizinhança (entre as linhas de base);

* Para torneios ao ar livre deverá haver um guarda-sol;

b) Cadeiras dos Juizes de Linha

* Cadeiras para Juiz das linhas de base e de serviço deverão estar localizadas na extensão de suas respectivas linhas junto a cerca lateral. Elas não devem ser elevadas da superfície da quadra e não devem ficar posicionadas a menos de 3,66m da lateral da quadra;

* Cadeiras para Juizes da linha central de serviço e linhas laterais deverão ficar posicionadas nos cantos da parte de trás da quadra, salvo disposição em contrário;

* Quando a visão dos Juizes de Linha for prejudicada pela incidência solar, as cadeiras não devem ficar viradas para o sol;

* Quando a visão dos Juizes de Linha não for prejudicada pela incidência solar, as cadeiras devem ser posicionadas no lado contrário da quadra referente ao Juiz de Cadeira;

c) Cadeira do Juiz de Rede

* Uma cadeira para o Juiz de Rede deverá ser posicionada junto ao poste da rede, quando possível, no lado oposto ao Juiz de Cadeira;

d) Cadeira dos Jogadores

* Cadeiras para os jogadores deverão ser posicionadas em cada lado do Juiz de Cadeira;

e) Serviço de quadra

* Água, outras bebidas, copos, toalhas e serragem deverão estar disponíveis aos jogadores durante a partida;

f) Aparelhos de medição

* Uma régua, fita métrica ou outro dispositivo de medição deve ser disponível para medição da altura da rede e distância dos postes-de-simples;

g) Cronômetro, súmulas, etc.

* Um cronômetro, súmulas (ITF Scorecard) e lápis deverão ser disponibilizadas ao Juiz de Cadeira para cada partida.

8. Certificar-se que o entorno da quadra (lonas, muros, etc) não foram pintados de branco, amarelo ou qualquer outra cor que interfira na visão dos jogadores;

9. Determinar e notificar aos competidores as condições de jogo (tipo de bola, quantidade e troca de bolas, tipo de superfície, número de sets, tie-break/advantage sets, super tie-break e outros ítens de interesse), antes do início do torneio.

10. Instalar um quadro de avisos oficiais em local bem visível para os jogadores e notificar todos competidores de sua localização. A ordem de jogos diária deverá ser publicada no quadro de avisos assim que definida.

11. Instalar um relógio em local fixo e torná-lo no horário oficial do torneio e notificar todos competidores da sua localização. Qualquer outro relógio não será aceito, salvo disposição em contrário.

12. Obter do Comitê/Diretor do Torneio a relação de convidados antes de definir a grade de jogos. Determinar com Diretor/Comitê do Torneio e com o representante dos jogadores:

* a relação final de inscritos;

* a classificação dos jogadores para semear cabeças-de-chave;

* qualquer outra informação relevante para definição da grade de jogos.

13. Criar a grade de jogos para competição qualificatória e principal.

14. Dispôr todos documentos assinados (Qualificatório, Grade Principal, Suplentes e "Lucky Losers") no escritório do Supervisor/Árbitro com respectivos avisos no Quadro de Avisos Oficial do torneio.

15. Preparar a Ordem dos Jogos diária com as partidas agendadas em quadras específicas para serem realizados um após o outro sem atraso, ou quando apropriado, com as partidas agendadas e designadas claramente como "não antes" de um certo horário. Depois que a Ordem dos Jogos for divulgada, ela não pode ser modificada.

a) Antes do Torneio

Antes de programar os jogos do primeiro dia de competição, contatar o Supervisor/Árbitros dos torneios da semana anterior para determinar os jogadores que possam ter dificuldades em chegar para jogar. Na medida do possível, desde que não ponha a equidade do agendamento e andamento do torneio, o Supervisor/Árbitro deve acomodar os jogadores com dificuldades.

b) Qualificatório

O evento qualificatório para simples deverá ser concluído no dia anterior ao começo das disputas da Grade Principal, salvo por aprovação da ITF. As partidas devem ser agendadas de forma que um jogador não realize mais de duas partidas de simples qualificatórias no mesmo dia, salvo quando condições meteorológicas ou circunstâncias inevitáveis atrapalharem a programação do torneio.

c) Grade Principal

Os jogadores não devem ter mais do que uma partida de simples e uma partida de duplas agendada por dia, a menos que condições meteorológicas ou outras circunstâncias inevitáveis perturbem a programação do evento. Em qualquer dia, a partida de simples deve ser programada para ser realizada antes da partida de duplas, salvo disposição contrária do Supervisor/Árbitro.

16. Certificar-se que o saibro ou outras superfícies porosas foram varridas e as linhas foram limpas antes de todas partidas.

17. Decidir se a quadra está apta para jogo.

18. Definir um local específico de onde as partidas serão chamadas conforme a Ordem dos Jogos, utilizando todos os meios disponíveis e razoáveis. Os jogadores deverão estar prontos para jogar quando suas partidas forem chamadas. Em casos incomuns, o Supervisor/Árbitro determinará quando uma partida está por ser chamada ou quando a partida foi chamada de fato.

19. Permitir um aquecimento prolongado (normalmente 10 minutos) caso os jogadores não tiveram possibilidade de aquecer antes do início da partida devido ao mau tempo.

20. Decidir se uma partida deve ser transferida de quadra.

Se o mau tempo ou circunstâncias inevitáveis causarem perturbação ou suspensão de uma partida em andamento, então, se necessário para eliminar a possibilidade um jogador ter que jogar duas partidas de simples no mesmo dia, ou, se necessário para terminar o evento, a partida deve ser transferida para outra quadra, coberta ou ao ar livre, independente da superfície.

Em todos os outros casos, uma partida não deve ser transferida após ter iniciado oficialmente, ou seja, após o primeiro serviço do primeiro ponto ter sido realizado, exceto com o acordo dos jogadores.

Sempre que possível, a troca de quadra deve ser feita ao final do set ou após um número par de games no set em andamento.

21. Decidir quando o jogo deve ser adiado devido a condições climáticas, luz inadequada ou outras condições. Se o jogo for adiado por conta da escuridão, somente poderá ser feito após o final do set ou após um número par de games do set em andamento.

22. Nos torneios onde aplicável, ser responsável por investigações referentes a violações do Código de Conduta, emissão de multas e assegurando a entrega para cada jogador citado por delito no local de um exemplar do formulário pertinente ao Código de Conduta.

23. Estar presente no local durante a realização de todos os jogos do torneio.

24. O Supervisor/Árbitro não deverá atuar como Juiz de Cadeira no evento.

25. Todos Supervisores/Árbitros na Copa Davis, Fed Cup e eventos do circuito profissional da ITF devem usar uma fita métrica metálica para medir a quadra, um computador pessoal no local capaz de rodar software da ITF e ter uma conta de e-mail pessoal de confiança.

C. CHEFE DOS JUIZES

O Chefe dos Juizes deverá:

1. Recrutar uma quantidade suficiente de juizes competentes para o torneio.

2. Conduzir o treinamento pré-torneio de juizes incluindo a revisão das Regras do Tênis, as Regras e Regulamento do Torneio e o Código de Conduta.

3. Preparar uma relação com e-mail e certificações de todos juizes utilizados durante o torneio. Uma cópia da lista deverá ser entregue ao Supervisor/Árbitro e, quando solicitado, aos oficiais da ITF.

4. Agendar as atribuições dos juizes para cada dia do torneio, sujeito a aprovação do Supervisor/Árbitro.

5. Realizar reuniões com todos juizes para especificar as atribuições em quadra e a procedimentos a serem realizados para fazer chamadas, sinais de mão, rodízios e outras responsabilidades. Para mais informações sobre as responsabilidades dos Juizes de Linha consulte o Guia da ITF para Juizes de Linha.

6. Avaliar a atuação de todos juizes em quadra.

7. Estar presente no local durante todas as partidas.

8. O Chefe dos Juizes não poderá atuar como Juiz de Cadeira ou Juiz de Linha no evento, a não ser quando aprovado pelo Supervisor/Árbitro.

9. Auxiliar o Supervidor/Árbitro no desempenho de suas funções.

D. JUIZ DE CADEIRA

O Juiz de Cadeira deverá:

1. Estar completamente familiarizado com todos aspectos das Regras do Tênis, Regulamento do Torneio e Código de Conduta. Suas funções devem estar de acordo com procedimentos da ITF.

2. Vestir-se de forma igual aos demais Juizes de Cadeira conforme direção do Supervisor/Árbitro.

3. Descobrir a pronúncia correta do nome dos jogadores.

4. Estar em quadra antes da chegada dos jogadores.

5. Imediatamente antes do início do jogo, reunir-se com os jogadores para:

a) Comunicar qualquer informação relevante para os jogadores;

b) Jogar uma moeda na presença dos jogadores/equipes para determinar a escolha de lado e serviço antes do aquecimento. Caso o jogo seja suspenso antes do início, os jogadores podem escolher novamente, apesar do resultado do sorteio permanecer;

c) Determinar se cada jogador está fardado em conformidade com as disposições de vestimenta do Código de Conduta. Ação corretiva que levar mais de 15 minutos deve resultar no padrão. Pode ser autorizado um re-aquecimento.

6. Portar um cronômetro de mão que deverá ser utilizado para medir o tempo de aquecimento (normalmente 5 minutos), 20 segundos entre pontos, 90 segundos nas trocas de lado e 120 segundos entre sets. Deverá ser utilizado para marcar qualquer outro período designado em qualquer outra regra ou regulamento.

7. Ser responsável por ter o número necessárido de bolas na quadra para partida, incluindo substituições. As latas com bolas novas deverão ser abertas no começo do jogo ou no momento da troca de bolas.

8. Resolver todas dúvidas levantadas durante a partida (incluindo o chamado de linhas quando não houver juizes de linha);

9. Assegurar que tanto os jogadores como os oficiais em quadra estão seguindo todas regras;

10. Remover, rodar ou substituir qualquer Juiz de Linha ou de Rede visando melhorar a arbitragem da partida;

11. Fazer a primeira determinação em todas questões de direito que ocorram durante a partida, cabendo recurso do jogador ao Supervisor/Árbitro.

12. Anunciar o placar após cada ponto de acordo com os procedimentos da ITF.

13. Repetir as chamadas dos Juizes de Linha e de Rede somente quando for feita em voz baixa ou para eliminar qualquer dúvida dos jogadores.

14. Preencher súmula durante o jogo de acordo com as normas da ITF.

15. Anular a chamada de um Juiz de Linha somente quando tiver certeza que houve erro, a anulação deverá ser realizada imediatamente após a chamada. Todas anulações devem ser feitas de acordo com as normas aprovadas pela ITF. O Juiz de Cadeira ao perceber uma "Foot Fault" que não foi chamada pelo Juiz de Linha, deverá chamá-la.

16. Somente em quadras de saibro, ser responsável por qualquer verificação de marca da bola.

17. Esforçar-se para controlar a platéia. Sempre que os expectadores perturbarem o andamento do jogo, o Juiz de Cadeira deverá abordá-los de forma respeitosa e pedir sua colaboração.

18. Ser responsável pela direção dos boleiros durante a partida para que ajudem os jogadores, sem perturbá-los.

19. Ser responsável pela substituição de bolas e determinar quando uma bola está em condições de jogo. Certificar-se que está correto a quantidade de bolas em jogo. Bolas perdidas deverão ser repostas o mais breve possível. Se uma bola precisar ser substituída durante o aquecimento ou dentro de dois games (antes do primeiro ponto do terceiro game ser disputado) após troca de bolas, uma nova bola deverá ser utilizada como subtituta; caso contrário uma bola usada poderá ser fornecida.

20. Determinar se a quadra continua apta para jogo. Caso as condições de jogo da quadra mudarem durante a partida e o Juiz de Cadeira considerá-la imprópria ou se o clima ou outras condições impedirem a continuidade da partida, ele deverá suspender o jogo e reportar ao Supervisor/Árbitro. Durante a suspensão da partida, até que o jogo seja transferido, o Juiz de Cadeira deve assegurar que ele e todos os outros árbitros em quadra estarão prontos para reiniciar a partida.

Uma partida somente poderá ser suspensa devido a escuridão no final do set ou após número ímpar de games do set em andamento.

Após o Supervisor/Árbitro suspender ou transferir a partida, o Juiz de Cadeira deverá registrar o horário da paralisação, a pontuação do game e set, o nome do sacador, o lado da quadra em que os jogadores estavam situados e coletar todas bolas que estavam de jogo.

21. Após conclusão da partida relatar ao Supervisor/Árbitro todas infrações ao Código de Conduta que foram realizadas durante o jogo.

E. JUIZES DE LINHA

Um Juiz de Linha deverá:

1. Realizar suas funções em conformidade com os procedimentos aprovados pela ITF. Para mais informações consulte o Guia do Juiz de Linha da ITF.

2. Vestir-se igual aos demais juizes de linha conforme descrito pelo Supervisor/Árbitro. Juizes de Linha não podem vestir roupas da cor branca, amarela ou qualquer cor clara que possa interferir com a visão dos jogadores.

3. Ser pontual.

4. Posicionar-se de forma a obter a melhor visão da linha que está observando.

5. Chamar apenas as bolas relacionadas a linha que está observando e não emitir opiniões sobre chamadas referente a outras linhas.

6. Chamar "Foot Fault" quando observando as linhas de base, lateral ou de centro.

7. Não realizar sinal algum quando não puder realizar uma chamada.

8. Corrigir uma chamada errada imediatamente.

9. Nunca chamar uma bola "Out/Fault" até que a mesma toque o solo.

10. Manter-se em silêncio quando o Juiz de Cadeira anular uma chamada. Encaminhar todas perguntas dos jogadores para o Juiz de Cadeira.

11. Informar imediatamente ao Juiz de Cadeira qualquer violação ao Código de Conduta que for testemunha quando não observado pelo Juiz de Cadeira.

12. Acompanhar o jogador ao banheiro, ou para troca de roupa, de forma a ter certeza que a paralisação não está sendo utilizada para qualquer outro fim. Se alguma violação as regras ou regulamento for realizada, o Juiz de Linha deverá informar o jogador que ele cometei uma infração e reportar o acontecido ao Juiz de Cadeira.

13. Não catar bolinhas ou segurar toalha para os jogadores.

14. Não conversar com a platéia.

15. Nunca aplaudir os jogadores.

16. Não deixar a quadra sem permissão do Juiz de Cadeira.

---


Comentem qualquer parte cuja tradução ficou "confusa", conforme der vou traduzindo o resto.

Um comentário:

  1. Muito boa matéria André. Quando tiver mais partes traduzidas será de grande valia para todos nós, pois tenho encontrado grande dificuldades em encontrar regras sobre arbitragem. Abração.

    ResponderExcluir