terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Inscrições abertas para Série 120 até 28/02/2010 na Etapa Março da Temporada 2010

Cabeças-de-chave pré-inscritos para S200
[1] Cristiano Albuquerque
[2] André Camargo
[3] Anderson Rosa
[4] Timóteo Bonow

Cabeças-de-chave pré-inscritos para S180

[1] Claiton Silva
[2] Andriego Von Laer
[3] Renato Costa
[4] Edgar Lange Junior

Cabeças-de-chave pré-inscritos para S160

[1] Jorge Matos
[2] Emerson Nunes
[3] Marcelo Cunha
[4] Alexandre Fonseca

Cabeças-de-chave pré-inscritos para S140

[1] Elbio Coutinho Junior
[2] Richeli Coelho
[3] Cristian Carvalho
[4] Niro Nornberg Junior

Pré-inscritos para S120

[0] Alessandro Silva
[0] Alexandre Pegoraro
[0] Elci Rego

Seria interessante conseguir no mínimo mais um participante na S120, os cabeças-de-chave serão definidos por sorteio.

Para se inscrever, basta comentar esta matéria informando nome e sobrenome.

Após encerrar inscrições, pretendo divulgar a programação da etapa.

Tenho duas modificações em mente:

1. manter o formato das disputas em melhor de 3 sets curtos, só que SEM VANTAGEM ou SUPER TIE-BREAK
2. confirmação de presença até 3 dias antes do prazo final para realização dos jogos, visando otimizar alocação de horários

Como funciona:

* NO-AD (SEM VANTAGEM): quando um game chega em DEUCE (40-40), o recebedor escolhe o lado em que deseja receber o saque e quem vencer o ponto ganha o game.

* SUPER TIE-BREAK: caso o jogo fique empatado em 1 set para cada jogador, o 3º set é disputado como um tie-break onde quem fizer 10 pontos primeiro (com diferença de 2 pontos), vence o jogo.

9 comentários:

  1. Andriego Garcia Von Laer.
    Que venha Março!!!
    hehehe...

    ResponderExcluir
  2. Prefiro o SUPER TIE-BREAK.
    kaka.

    ResponderExcluir
  3. eu pessoalmente prefiro com 3 sets normais, sem vantagem. Mas não vejo problemas com o super tie-break especialmente pois o jogo fica mais rápido.
    por mim tá dez.
    timóteo

    ResponderExcluir
  4. Prefiria o formato de melhor de 3 sets normais pois é assim que é um jogo real com excessao dos grands slams, e tenho certeza que da pra ser realizados todos os confrontos dentro do prazo de um mes, logico que os jogos nao podem ser realizados todos no mesmo dia.

    Mas como ja sei q vao dizer q o normal demora e tal, porem sabe-se que uma partida de tenis é um jogo longo se o confronto for parelho, prefiro que seja mantido o formato do torneio anterior.

    Analisando mais estas modificaçoes q vc (andre) tem em mente, nao entendo pq o recebedor é q tem a vantagem de escolher onde quer q o tenista que tem o serviço saque, entendo q desta forma o recebedor leva vantagem pois vai escolher o lado onde o saque do atleta em serviço nao esta entrando tao bem. Tambem acho q a forma mais correta seria sacar da direita q é a ordem natural do serviço qdo em 40/40, mas nao aprecio este formato.

    Mas na verdade estou comentando só para validar minha inscrição para março, pois esses comentarios nao causam muito efeito.

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  5. Emerson, sobre o NO-AD, temos que perguntar para ITF o motivo desta escolha... eu não sei porque definiram que o recebedor escolhe o lado, só sei que é assim. Mas talvez seja justamente porque o recebedor está em desvantagem no tênis de alto nível.

    Mais detalhes podem ser encontrados no APPENDIX IV - ALTERNATIVE PROCEDURES AND SCORING METHODS da regra oficial.

    ResponderExcluir
  6. Em tempo, as modificações visam justamente acelerar os jogos. Com 5 séries, 20 jogos por torneio e 10 jogos para serem realizados numa única quadra, num único dia, a coisa complica. Tempo é um recurso escasso e não existe mágica.

    Interessante notar que em torneios profissionais, somente o primeiro jogo da sessão diurna ou noturna tem horário pré-estabelecido, todos os demais são realizados após a conclusão do anterior justamente pela imprevisibilidade do término dos confrontos.

    As TVs ODEIAM essa imprevisibilidade, é um dos principais entraves para transmissão de jogos de tênis. Não é raro algum comentarista ou narrador sugerir a adoção do no-ad.

    No jogo do Andy Murray ontem, no atp de dubai, o segundo game durou 24 minutos e meio, devido a quase interminável troca de vantagens (foram 14 deuces) sendo considerado o segundo game mais longo da era aberta. Particularmente, achei um porre. A umpire (sim, era uma mulher), teve que pedir para platéia sentar porque o pessoal cansou e começou a sair dos lugares para ir no banheiro, comprar um lanche, etc...

    Na pior das hipóteses, até daria para fazer jogos melhor de 3 sets se dedicássemos 1 dia inteiro para disputa de uma série (2 jogos de manhã e 2 de tarde). Em 5 dias de torneio (no máximo) completaríamos todas séries (até agora). Faz bastante falta uma segunda quadra...

    ResponderExcluir
  7. Entendi que para se inscrever tinha que comentar está materia e pelo que li somente 5 se inscreveram. Entao Não era necessario se inscrever?

    ResponderExcluir
  8. Prefiro que seja...que seja...que seja...poder sê assim mesmo André. Tu é o cara, decide, bota na mesa e a gurizada que se atraque!

    Renatinho!

    ResponderExcluir
  9. Emerson, as inscrições estavam abertas apenas para S120.

    O resto da turma fica pré-inscrito.

    Atenção para quem não adiantar jogos, porque desta vez será necessário confirmar a presença.

    ResponderExcluir