terça-feira, 20 de outubro de 2009

Manutenção diária das quadras de Saibro

Período Noturno

...No encerramento das atividades, no período noturno, o funcionário em serviço deverá passar a rede ou escovão, varrer as linhas e encharcar a quadra. A quantidade de água deverá ser o suficiente para que a quadra amanheça em condições de jogo, para o período da manhã. O funcionário deverá respeitar várias intempéries, ou seja, o clima do dia, pontos de sombra na quadra, etc. No caso, joga-se mais ou menos água , dependendo da situação.

Período da Manhã - das 6:00hs às 12:00hs


...No início das atividades tenísticas, no período da manhã, o funcionário em serviço deverá passar a rede ou escovão, varrer linhas e liberar a quadra para os associados. Essa quadra suportará as atividades até a hora do almoço.

Período da Tarde - das 12:00hs às 16:30hs


...Nesse período, a quadra deverá sofrer nova manutenção, sendo bastante aguada. O funcionário, antes de aguar, deverá passar a rede ou escovão, varrer linhas e depois encharcar. Logo que a quadra estiver no ponto deverá novamente passar a rede ou escovão e liberar para os associados.

Período Tarde/Noite - das 16:30hs às 22:00hs


...Nesse período deverá haver uma leve chuviscada para que suporte o período estabelecido acima.

Observações:


... Esses procedimentos deverão ser observados todos os dias. As segundas-feiras, onde normalmente os clubes e academias se encontram fechados, as quadras devem ser reparadas em pó de telha, pequenos buracos que possam aparecer, conferência da altura da rede, enfim, todos os requisitos necessários.
...A vida da quadra de saibro é água, por isso, deve ser regada todos os dias. As condições ideais para se jogar é quando a quadra se encontra vermelha.
...Quando a quadra é nova deve-se aplicar o rolete de 350 kg toda a semana. Após chuvas não liberar antes de passar o rolete.
...O pó de telha deve ser recolocado sempre em ocasiões de grandes vendavais ou fortes chuvas, aproximadamente cinco sacos de cada lado.

Fácil né............

Fonte: Torneios de Tênis.com.br

9 comentários:

  1. É dureza né! Já tô achando que teria sido melhor ter feito um projeto de quadra de cimento para os fundos do ginásio, pois não dá nenhuma manutenção. Será que dá para trocar o piso? Aliás, será que será construída tal quadra, afinal o presidente da Fundergs confirmou a liberaçao da verba!

    ResponderExcluir
  2. Bons questionamentos, Kaka! Semana passada estive falando com alguns da turma para fazermos uma reuniao para tratarmos esses e outros assuntos, mas como de todos que falei somente o andre e o marcelo garantiram presença e os demais avisaram q tinham compromissos, desisti e nem entrei em contato com alguns que faltava falar.

    ResponderExcluir
  3. essa manutençao serve apenas para quadras com o piso que nao tem drenagem boa né pq tem quadras que molha e seca muito rapido viu.......porisso vc tem que colocar ai cada caso no seu caso abs......

    ResponderExcluir
  4. BOA TARDE. QUERO RECUPERAR UMA QUADRA DE Tênis de SAIBRO ESTÁ ABANDONADA E COM GRAMAS E ARBUSTOS PARA CAPINAR...O QUE DEVO FAZER?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quadras abandonadas muito tempo custumam criar fungos deixando a onduladas e com certeza em época de chuvas vai ter vários erosão raspar e o certo com raspador próprio de preferencia que seja pesado e que tenha cabo longo enchada também da mais que ter as manha si não vai acabar fazendo buracos

      Excluir
  5. Tenho uma dica pra quem tem uma quadra novo antes de por pó de telha espalhar uma camada fina de cal em toda estencao da quadra Obs jogar com a mao com a quadra seca em seguida jogar o pó de telha em seguida molhar levemente esperar secar passar o rodo para deixar unifome na vetical e horizontal passar o vassorao ajuda a dar mais liga ao saibro .adelcioluiz.dossantos@facebook.com

    ResponderExcluir
  6. adelcioapluizdossantos23 de junho de 2013 às 00:39

    Faço munutencao de15,quadras

    ResponderExcluir
  7. Prezados, boa tarde. Conhece alguém no Rio de Janeiro que faz manutenção de quadra de saibro?

    ResponderExcluir