domingo, 19 de julho de 2009

Competição no formato Escada (Ladder)

Pessoal, achei bem legal o formato de competição a seguir:

Tradução de http://schools.mps.k12.al.us/schools/lamp/teachers/black/RulesoftheLadder_000.htm com adaptações de André Camargo

Regras da Escada: O propósito da escada é proporcionar aos participantes praticarem jogos de simples com uma grande variedade de jogadores numa atmosfera competitiva, mas amigável.

1. Equipamento: Jogadores devem prover suas próprias raquetes e trazer bolas de tênis para cada jogo.

2. Campo de Jogo: O desafiante do jogo é responsável por reservar a quadra de tênis. Depois que o jogador desafiado aceitar a partida, ambos jogadores combinam um horário para o confronto de forma que fique bom para todos.

3. Duração da Temporada: A Escada Tenística começará DIA INICIAL até DIA FINAL.

4. Classificação: A classificação inicial será determinada pelo resultado do torneio realizado dia 11/06/2009. A classificação ficará disponível na Internet e será atualizada toda segunda-feira, após contabilização do resultado dos jogos realizados. Todos jogadores que entrarem na escada após o começo da temporada serão incluídos na última posição. Inicialmente haverão três escadas: Masculino Principal, Masculino Iniciantes e Feminino.

5. Desafiando: Você pode desaficar/aceitar um desafio por semana. Desafios deverão ser feitos pelo site da escada. Por favor, responda aos desafios o mais rápido possível para permitir que mais jogos aconteçam. Quando desafiando, você só pode desafiar participantes 3 posições a cima ou abaixo de você na escada. Por exemplo: if você é o 8º na escada, você somente pode desafiar os 5º, 6º, 7º, 9º, 10º e 11º colocados. Desafios inválidos podem ser jogados, mas não serão utilizados no ajuste das posições na escada. Jogadores devem aceitar o desafio em 3 ou 4 dias no máximo. Caso o desafiado não se pronuncie dentro deste prazo ou rejeite o desafio, será considerado que ele perdeu o confronto. Um jogador desafiado não pode participar de outra partida até que o desafio anterior seja realizado. Um desafiante não pode desafiar a mesma pessoa duas vezes seguidas. O desafiante deve desafiar outra pessoa antes.

6. Vencedor do Jogo: Os jogadores determinarão antes da partida qual sistema será utilizado. Regras da ITF regem todas partidas.

7. Divulgando o Resultado: O placar de cada partida deve ser informado através de comentário no artigo de divulgação da classificação da escada. Indique o nome dos jogadores e a classificação anterior, quem desafio quem, quando a partida foi realizada e o placar do jogo. O vencedor deve divulgar o placar.

8. Classificando a escada: Quando o jogador melhor posicionado perder uma partida, o vencedor assume a colocação deste indivíduo, e o perdedor desce 1 posição. Todos jogadores classificados entre estes dois jogadores também cairão uma posição. Por exemplo: se o jogador na posição 3 desafia o 1º e vence, o jogador 3 assume a 1ª posição, o jogador que estava na primeira posição descerá para segunda e o segundo cai para 3º. Se você desafia e perde, ninguém se move.

9. Atualizações da Escada: A escada será atualizada semanalmente e publicada toda segunda-feira de tarde. Se houver qualquer disputas aos placares divulgados, entre em contato com os editores deste blog o mais breve possível.

Dicas para estourar a boca do balão: Um novo participante pode achar que os primeiros jogos parecem injustos (em termos de habilidade). Não se desencoraja, conforme a temporada avança, a escada vai se ordenando sozinha. Em breve você descobrirá outros participantes com os quais você consegue jogar confortavelmente. Além da classificação, você pode achar interessante conferir o resultado dos jogos. Isto pode servir para se ter uma ideia do nível dos outros jogadores e também indica quem você pode desafiar. Só não fique aí sentado, participe da escada! Assim como você, os outros participantes estão loucos para bater bola. Independente da frequência ou nível de jogo, há muitas partidas de tênis aguardando por você!


Ao invés de fazermos torneios, poderíamos criar temporadas de 3 ou 4 meses. No período de 3 meses, temos 12 finais de semana para disputas, 4 meses = 16 semanas.

O que lhes parece? Comentem... vamos nos comunicar... nem que seja para corrigir o português :-P

3 comentários:

  1. Bom galera, a recém li esta matéria e não tenho uma opinião bem formada a respeito, mas me parece que para a escada funcionar bem os jogos não podem ser tipo melhor de 5 games e para jogos normais vejo a necessidade de mais quadras, principalmente durante o inverno, pois no horario de verao podem rolar jogos durante a semana, apos o horario comercial.

    Mas o meu ponto de vista é q mesmo o formato escada acontecendo devemos manter um torneio mensal no formato que estamos disputando, pois é uma forma de unir toda a galera junta num dia so, ou pelo menos quase todos.

    Bom, acho que era so isso, por enquanto. hehehehehe.

    ResponderExcluir
  2. Conforme a regra 6 Vencedor do Jogo: Os jogadores determinarão antes da partida qual sistema será utilizado. Regras da ITF regem todas partidas.

    Os jogos podem ser realizados em qualquer lugar (exemplo: canguçu ou arroio do padre), em qualquer horário (não somente no final de semana) e com o formato que acharem melhor (exemplo: melhor de 5 ou 3 sets; set profissional (10 games), etc...)

    Vamos amadurecendo a idéia...

    ResponderExcluir
  3. Show de bola
    Concordo com a questão da temporada, muito bom!
    E també gostei do comentario do emerson de continuar com os torneios, muito bom!
    Podemos acertar algo no torneio de sábado, tipo, quando inicia a temporada, como entrar na competição e tal. Gostei muito da idéia, vamos continuar com os treinos no findi e fazer uma competição semanal saudável conforme o tempo e disponibilidade de cada um.
    Abraço
    Deus abençoe
    Timóteo

    ResponderExcluir